O material divulgado pela Ocemg destacou a relevância da cooperativa na economia mineira
A Ocemg (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais) divulgou recentemente materiais com indicadores do cooperativismo mineiro.
Um dos materiais divulgados, o Panorama 2023, apresentou um resumo dos dados econômicos e sociais das cooperativas mineiras, com o objetivo de compreender as tendências que influenciam o desempenho, o crescimento e a sustentabilidade dos negócios cooperativos.
A Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado teve destaque na lista das Top 10 da Região do Alto da Paranaíba, ocupando o 2° lugar em Movimentação Econômica.
Quando comparada às 20 maiores cooperativas mineiras do ramo agropecuário, a Expocaccer ficou no 6ª lugar em Ingressos/Receitas Totais e Ativo Total; 8° em Sobras Antes das Destinações; 11ª em Movimentação Econômica; 17º em Patrimônio Líquido e 20° em Capital Social.
No Anuário 2023, a Ocemg avaliou ainda as 50 maiores cooperativas de Minas Gerais, quanto a sua participação no Produto Interno Bruto do Estado. Nesta categoria a Expocaccer classificou-se na 8ª posição em Ingressos/Receitas Totais; 31ª em Ativo Total e 43ª em Sobras Antes das Destinações.
O Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro da Ocemg mostra uma radiografia completa e anual do crescimento do setor em Minas Gerais. Nele consta o ranking das cooperativas mineiras em categorias como: número de associados, empregados, receitas totais, salários médios de empregados, sobras de exercício e riqueza gerada por associados, entre outras informações que indicam o desempenho das cooperativas.
“Considero o resultado apesentado pela Ocemg muito satisfatório. O ranking demonstra que estamos cada vez mais no caminho certo, em uma gestão que promove o crescimento e solidez da cooperativa e consequentemente do negócio dos nossos cooperados”, concluiu o Presidente da Expocaccer, Fernando Nogues Beloni.
ASCOM Expocaccer – Por Anna Lívia Leal