Iniciativa inovadora deve movimentar a cultura cafeeira do maior munícipio produtor do grão do mundo

A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado – Expocacer, uma das principais cooperativas de café do país, uniu-se a empresas, entidades governamentais e organizações da sociedade para realização da Rota do Café do Cerrado Mineiro.

A iniciativa é fruto da colaboração entre a Expocacer, a Prefeitura de Patrocínio, Sebrae, além de empresários dos ramos de hotelaria, cafeterias, restaurantes, agências de viagens e torrefações como a Dulcerrado by Expocacer, marca de cafés industrializados da cooperativa. Todos comprometidos com a promoção e desenvolvimento do turismo e dos cafés de alta qualidade produzidos na Região do Cerrado Mineiro.

A inauguração do projeto está prevista para acontecer em duas etapas: a primeira em Patrocínio, Minas Gerais, no dia 31 de outubro, e a segunda em Gramado, no Rio Grande do Sul, entre os dias 09 e 12 de novembro.

O roteiro vai aliar turismo e o produto de excelência da região – primeira Denominação de Origem de cafés do Brasil, proporcionando que os participantes façam uma imersão na rica história do café do maior município produtor de café do mundo e entender como essa cultura influenciou a cidade e a região ao longo dos anos.

A Rota do Café do Cerrado Mineiro é considerada um marco histórico para a cidade, além de ser um projeto inovador que visa abrir as portas da cultura cafeeira para visitantes de todo o Brasil e do mundo. Ao longo dessa rota, os entusiastas do café poderão mergulhar no universo fascinante da produção cafeeira, desde a colheita nas fazendas até a degustação de cafés especiais nas torrefações locais.

De acordo com o Diretor Superintendente da Expocacer, Simão Pedro de Lima, a Rota não apenas celebrará a paixão e dedicação dos produtores de café da região, mas também fortalecerá a economia local, criando novas oportunidades de emprego e negócios para a região. “A Expocacer, como uma parceira da inciativa está orgulhosa de fazer parte deste projeto transformador. A Rota do Café proporcionará aos visitantes uma experiência imersiva no mundo do café de alta qualidade, que é uma marca registrada de Patrocínio. Esperamos que esta iniciativa também promova o reconhecimento global da nossa região como líder na produção de café de classe mundial.”

Destaques da Rota do Café

Experiência na Fazenda

Os visitantes terão a oportunidade de explorar fazendas de café, conhecer o processo de colheita e beneficiamento e entender o trabalho que torna o café de Patrocínio tão especial. Todas as propriedades participantes do roteiro pertencem a cooperados da Expocacer.

Torrefações e Degustações

A Rota do Café incluirá visitas a Expocacer e torrefações locais, onde os visitantes poderão experimentar uma variedade de cafés especiais produzidos na região. Conhecerão a Dulcerrado by Expocacer, considerada uma cafeteria modelo da região pela qualidade dos cafés fornecidos e os variados e saborosos alimentos servidos nela.

Eventos e Atividades

A rota será enriquecida com eventos sazonais, workshops e atividades interativas que aprofundarão a compreensão e apreciação do café.

A inauguração da Rota do Café é um evento que promete encantar os amantes do café e todos aqueles que desejam conhecer mais sobre a cultura cafeeira de Patrocínio. Este é um marco importante não apenas para a Expocacer, mas para toda a comunidade local.

Legendas das fotos: 01_MUSEU MUNICIPAL DE PATROCINIO_CASA DA CULTURA; 02_DULCERRADO BY EXPOCACER; 03_COOPERADOS EXPOCACER OSMAR E GABRIEL NUNES_ANFITRIÕES DA ROTA DO CAFÉ; 04_FAZENDA PARTICIPANTE DO ROTEIRO DA ROTA DO CAFÉ DO COOPERADO EXPOCACER MARCELO MONTANARI; 05_PRESIDENTE DA EXPOCACER E UM DOS ANFITRIÕES DA ROTA DO CAFÉ.

ASCOM Expocacer – Por Anna Lívia Leal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma de Gestão de Consentimento by Real Cookie Banner