Concurso de qualidade de cafés da cooperativa bate recorde histórico e reforça o protagonismo regional

 

O Cerrado Mineiro vive a expectativa de um dos momentos mais aguardados do ano: a revelação dos campeões da Etapa Campeões by Expocacer 2025. A cerimônia, que acontece no dia 23 de outubro, em Patrocínio (MG), promete celebrar o talento, a dedicação e a paixão dos produtores que transformam a região em referência mundial na produção de cafés especiais.

Mais do que uma premiação, o concurso é um símbolo do orgulho regional e da força do cooperativismo. Este ano, a Etapa registrou um recorde histórico de 282 amostras inscritas, superando em mais de 30% o número de 2024. O marco reforça o compromisso dos cafeicultores com a qualidade, inovação e sustentabilidade, pilares que consolidam a reputação do Café do Cerrado Mineiro como uma origem controlada e de excelência reconhecida.

Cooperativismo e qualidade: o segredo por trás do sucesso

O concurso é marcado por uma celebração da identidade, da dedicação e da excelência dos cooperados que, unidos pelo cooperativismo, levam o nome da região cada vez mais longe.

Para Simão Pedro de Lima, Diretor Presidente Executivo da Expocacer, o resultado é reflexo direto do trabalho coletivo dos produtores e da cultura de qualidade que se fortalece a cada safra.

“A cada ano, nossos cooperados se superam. Esse crescimento no número de amostras demonstra que a busca por qualidade já faz parte da cultura de produção na Expocacer. É um trabalho coletivo que fortalece nossa posição no mercado e leva o nome do Café do Cerrado Mineiro para o mundo.”

Premiação, homenagens e novidades para o setor

Em 2025, os produtores concorrem em quatro categorias: Cereja Descascado; Natural; Fermentado (reformulação da antiga Fermentação Induzida) e Doce Cerrado, esta última, uma categoria inédita, criada para valorizar cafés naturais com perfis sensoriais marcantes, que destacam notas de chocolate, caramelo, amêndoas e acidez cítrica vibrante, características que traduzem a essência do Cerrado Mineiro.

De acordo com Sandra Moraes, Gerente de Cafés Especiais da Expocacer, a evolução constante dos cooperados reforça o protagonismo da região.

“Temos produtores cada vez mais atentos aos detalhes e comprometidos com boas práticas, o que resulta em cafés consistentes e de altíssimo padrão. Essa conquista é coletiva e representa mais um passo para a valorização dos nossos produtores em escala global.”

Além de reconhecer os melhores cafés da safra 2025, o concurso premiará os Coffee Makers, profissionais responsáveis pela qualidade e excelência nos processos dentro das propriedades campeãs.

Durante a Etapa Campeões Expocacer, a cooperativa apresentará sua plataforma comercial e digital exclusiva que conecta diretamente produtores a compradores de café no Brasil e no exterior.

Em operação no Reino Unido e Estados Unidos, locais onde a cooperativa possui hubs logísticos, a plataforma agora passa a atender o mercado nacional, ampliando o acesso dos cooperados a novas oportunidades de negócios e reforçando o pioneirismo da Expocacer na digitalização da cafeicultura.

Com essa nova fase, a Expocacer reafirma seu papel como referência em inovação e sustentabilidade no agronegócio do café, fortalecendo o Café do Cerrado Mineiro como uma das origens mais admiradas do mundo.

Preparativos para a etapa regional

Os cafés classificados seguem agora para a Etapa Regional do 13º Prêmio Região do Cerrado Mineiro, organizado pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado, que em 2025 traz novidades em suas categorias e acontece no dia 19 de novembro, em Uberlândia (MG).

Os cafés classificados passarão por uma conferência final e serão premiados na Etapa Regional, que acontece em 19 de novembro, em Uberlândia (MG). A cerimônia reunirá representantes das cooperativas, parceiros estratégicos e autoridades do setor para reconhecer o trabalho dos cafeicultores e celebrar os destaques da safra 2025.

 

Confira os finalistas da Etapa Campeões by Expocacer 2025:

 

Cereja Descascado                  

Claudio Nasser de Carvalho Recanto
Deyvid Oliveira Leandro Esperança
Eduardo Pinheiro Campos Dona Nenem
Eduardo Pinheiro Campos Filho São João Grande
Elizabeth Malvezzi Brambila e Outros Cafezal das Torres
Francisco Souza Guimarães Todos os Santos
Liliane Pereira Costa Nakao Catanduva
Luciano Rodrigues Carneiro e Outros Boqueirão Alto Paraíso
Maria Soraia Guimarães Jacu Lugar Tijuco
Rogério de Souza Guimarães Atriz

 

Natural

Eduardo Pinheiro Campos Filho São João Grande
es Dois Irmãos Agrícola Ltda Dois Irmãos Cafés Especiais
Jose Augusto Guimaraes Esplanada do Sol
Laura Alves Nunes Santa Rosa
Maria Clara Santana de Carvalho Borges Canta Galo
Regina Borges Guimarães Recanto do Sol
Santo Aleixo mg Empreendimentos Ag. Ltda Santa Fé ( Santo Aleixo Empreendimentos)
Virgínia Helena Crivelenti Ferrero dos Santos e Outros Caixetas
Vitor Marcelo Queiroz Barbosa Lagoa dos Estulanos
Wagner Crivelenti Ferrero e Outros Pantano Buriti

 

Fermentado

Agilmar Ferreira Pinto Boqueirão
Danilo Barbosa Sucuri
Dbarbosa Agro Jóia Rara
Filomena Estefânia de Mattos Couto Santa Rita/central Mattos
Guima Café – São Mateus Guima Café – São Mateus
Ivânia Cristina Nunes São Jose dos Talhados, denominado Braga Copaiba
Jose Carlos de Queiroz Brunvile
Maria Aparecida Fernandes Pires Ruiz Nossa Senhora Aparecida
Osmar Pereira Nunes Junior Chapadão dos Borges
Virginia Coutinho Aguiar Siqueira Semente

 

Doce Cerrado

Beatriz Aparecida de Souza Guimarães e Outros Lavrinha
Claudio Nasser de Carvalho Recanto
Dbarbosa Agro Jóia Rara
Deyvid Oliveira Leandro Esperança
Eduardo Pinheiro Campos Dona Nenem
Emanoel Caetano Pires Ruiz Nossa Senhora Aparecida Denominada Lages
Erika Cristina Pires Ruiz Pereira Lages
Guima Café – São Mateus Guima Café – São Mateus
Jorge Fernando Naimeg Londrina
Wagner Crivelenti Ferrero e Outros Pantano Buriti

 

ASCOM / Expocacer – Por Anna Lívia Leal

Plataforma de Gestão de Consentimento by Real Cookie Banner