Campanha visa doação de renda arrecadada com venda de cafés especiais para o Hospital do Câncer de Patrocínio.
Os cooperados da Cooperativa dos Cafeicultores da Região do Cerrado – Expocaccer e a Cafeteria Dulcerrado aderem à campanha solidária que vai destinar renda de cafés especiais para o Hospital do Câncer de Patrocínio (HC).
A ideia é que cada produtor disponibilize uma saca de 60 kg de café de lote especial industrializado em pacotes de 250 gramas (cada), para comercialização a preço promocional.
Rendendo 200 pacotes por ação, no valor de R$ 30 a unidade, a campanha tem gerado renda de R$ 6.000 que são destinados integralmente para o tratamento dos cerca de 600 pacientes do Hospital do Câncer.
A campanha solidária iniciada em março do ano passado foi idealizada pelo cooperado da Expocaccer e então Vice-Diretor do Hospital do Câncer, Francisco Souza Guimarães, o Chicão, e desde o seu lançamento teve uma grande adesão, tanto por parte dos produtores cooperados quanto pela população que comprou todo estoque.
Em entrevista ao HC, Francisco relatou como a campanha foi iniciada.
“Quando o Thiago Miranda de Oliveira me chamou para a Diretoria eu estava pensando em alguma iniciativa para ajudar o hospital. Como nossa cidade vive do café, respira café o tempo todo, nada mais justo que o próprio café ajudar o HC. A ideia é que esse projeto iniciado por nossa família possa incentivar outros produtores a fazerem o mesmo, e isso está acontecendo”.
Francisco Guimarães
Além do Francisco Guimarães, outros cooperados também participaram da ação. Os produtores Gabriel Nunes, Virgínia Siqueira Aguiar, Lázaro Ribeiro e seu filho Gustavo Ribeiro, todos cooperados da Expocaccer, também contribuíram com a doação dos cafés.
Dando sequência à iniciativa, agora é a vez do Presidente do Conselho de administração da Expocaccer, Ricardo Bartholo, disponibilizar o seu café em prol da campanha.
“É uma multiplicação de esforços que fazemos com muita satisfação. A gente doa um pouquinho daquilo que produzimos, a Cafeteria Dulcerrado fornece a torra e a embalagem gratuitamente, o Chicão nos ajuda a distribuir os cafés pela cidade, isso sem falar nos próprios compradores dos cafés que se motivam a doar um pouco de si pela causa. No fim, todo esse esforço se transforma em uma significativa contribuição para o Hospital do Câncer e seus pacientes”.
Ricardo Bartholo
Os interessados em colaborar com a causa poderão adquirir os cafés da campanha a preços especiais de R$ 30 cada pacote, na recepção da Sede Administrativa da Expocaccer, de segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h. Os cafés estarão disponíveis enquanto durarem os estoques.
Parceria com a Dulcerrado
A torra dos cafés do Ricardo Bartholo mobilizou também a Cafeteria Dulcerrado, que viabilizou a doação das embalagens utilizadas no café do Presidente da Expocaccer.
O Gerente da Cafeteria Dulcerrado, Daniel Barroso, vê com satisfação a oportunidade de participar da campanha do Hospital do Câncer.
“Para nós da Cafeteria Dulcerrado é muito importante poder ajudar uma causa tão nobre, de uma instituição séria, que preza pelo bem maior do ser humano: a saúde”.
Daniel Barroso
Conhecida por promover e oferecer o que há de melhor da Região do Cerrado Mineiro, por meio dos cafés dos produtores cooperados da Expocaccer, a Cafeteria Dulcerrado se destaca também no mercado de cafés especiais por possuir torrefação própria onde são industrializados todos os lotes de cafés Dulcerrado e pela prestação de serviços de torra.
ASCOM – Expocaccer