Na última quinta-feira, 12 de dezembro, foi realizada reunião estratégica com representantes do governo de Minas e da Cemig. Três Secretarias de Estado estavam representando o governo mineiro, dialogando sobre o fornecimento de energia elétrica pela Cemig aos produtores rurais. O encontro, realizado em um ambiente de diálogo aberto e transparente, marcou mais um passo importante na busca por soluções para um dos principais desafios enfrentados pelos produtores da Região do Cerrado Mineiro, qual seja, o fornecimento de energia elétrica.

Participaram da reunião, representando o Governo de Minas Gerais o Sr. Leônidas Oliveira, Secretário de Estado de Cultura e Turismo, a Sra. Kathleen Garcia, Secretária de Estado Adjunta de Desenvolvimento Econômico e o Sr. João Ricardo Albanez, Secretário Adjunto de Agricultura.

A reunião foi conduzida de forma colaborativa, destacando a intercooperação entre as cooperativas que integram a Região do Cerrado Mineiro. Representando as cooperativas, estiveram presentes os senhores Cléber Wilhiam Ribeiro do Amaral, Diretor Presidente da Carmocer; Carmocer; Marcelo Moreira de Sousa, Diretor da carmocer; Tarcísio Daniel da Silva, Presidente do Conselho de Administração da Carpec; Marcos Miyazaki, Presidente do Conselho de Administração da Coopadap; Fernando Nogues Beloni, Presidente do Conselho de Administração da Expocacer; Simão Pedro de Lima, diretor presidente executivo da Expocacer; Gustavo Guimarães, superintendente da Fundaccer e Ivaldevino Carlos Magalhães, gerente administrativo da MonteCCer.

O Sr. Fernando Beloni apresentou os dados da pesquisa realizada junto aos produtores pelas cooperativas, sendo exposta de forma transparente a situação vivenciada pelos produtores da região, evidenciando os principais problemas enfrentados, como a deficiência no fornecimento de energia elétrica, que tem dificultado o pleno funcionamento de propriedades rurais e impactado diretamente na
rentabilidade da cafeicultura.

Os técnicos da Cemig fizeram uma apresentação detalhada sobre os projetos da Companhia Energética de Minas Gerais, abrindo espaço para um debate construtivo.

Os representantes do governo mineiro se mostraram conhecedores dos problemas e, em suas falas, propuseram desenvolver um trabalho conhunto, governo, produtores Cemig, voltado a resolver os problemas apresentados.

Como resultado do encontro, foram traçadas três frentes principais de atuação, sendo elas: 1) Identificação de melhorias práticas para garantir maior eficiência no fornecimento de energia, 2) estudo das Regulamentações da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), e propostas de adequações visando melhorar a eficiência energética, notadamente para o setor agrícola; 3) analisar o modelo de negócio adotado hoje, desenvolvendo parcerias entre o governo do Estado, a Cemig e os produtores rurais para otimizar a matriz energética aplicada.

A reunião foi produtiva, destacando-se o comprometimento da Cemig e do Governo do Estado em buscar soluções efetivas para a questão de fornecimento de energia elétrica.

Foram ajustados os próximos passos para o trabalho, começando com a realização, já em janeiro, de reunião técnica com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Cemig, para dar sequência às discussões iniciadas.

A intercooperação das cooperativas do Cerrado Mineiro, representando seis cooperados, juntamente com as associações de cafeicultores, Federação e Fundaccer é de suma importância para os bons resultados em prol da cafeicultura da Região Cerrado Mineiro.

Contando com apoio do Governo de Minas e da equipe técnica da Cemig, construiremos diálogos produtivos e eficazes que contribuirão  para o crescimento sustentável da cafeicultura de excelência da Região Cerrado Mineiro.

 

Plataforma de Gestão de Consentimento by Real Cookie Banner