Recorde no número de visitantes e de vendas dos cafés dos cooperados são alguns dos destaques desta edição

Sucesso é a palavra que define a participação da Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado na Semana Internacional do Café 2019 – SIC. Foram 3 dias intensos de muito trabalho para apresentar ao público a diversidade de sabores e qualidades dos cafés dos cooperados da Expocaccer, considerados e atestados pelos principais concursos de qualidade do país como os melhores cafés da Região do Cerrado Mineiro.

Do dia 20 a 22 de novembro a Expocaccer e a Dulcerrado movimentaram juntas um público recorde de mais de 400 visitantes por dia, em comparação ao ano passado. 

Em um universo que reuniu cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores, a Expocaccer e Dulcerrado conseguiram, juntas, superar os números do ano passado.

Ao todo, foram realizadas 12 sessões de provas de cafés, com uma média de 30 pessoas por cupping, 220 métodos de preparo para degustação, com cerca de 90 litros de cafés servidos para um público de mais de 1.200 visitantes, dentre eles torrefadores das mais diversas nacionalidades.    

Representando e conectando os cafés dos cooperados com a SIC, a Expocaccer por meio do trabalho conjunto realizado com os 12 cooperados, produtores de cafés especais, apresentou ao público o potencial dos trabalhos desenvolvidos pela cooperativa e dos cafés da única região com Denominação de Origem.

No showroom estavam os 34 lotes de cafés especiais dos cooperados, dentre eles os Campeões Expocaccer 2019. Os 554 kg de cafés disponíveis foram vendidos em sua totalidade, equivalendo uma média de 20 pacotes vendidos por hora, 1 pacote a cada 3 minutos.

Durante toda a programação do evento os visitantes eram informados sobre a origem, os processos realizados na fazenda e as nuances de cada café apresentado, fato que colaborou para a aproximar o produtor do comprador e consequentemente promover uma maior e melhor experiência do público com os cafés. Para a cooperada da Expocaccer, Maria Thereza Mattos Couto, a interação do produtor com o público durante a SIC foi uma experiência proveitosa que possibilitou ainda mais visibilidade aos cafés dos cooperados da Expocaccer e confirmou a qualidade deles.

“O estande com exposição dos cafés e dos produtores de cada café disponível proporcionou maior personalização, que é o que as pessoas estão procurando hoje em dia, a identidade do café. Primeira vez que participo e, para mim, foi um ganho muito grande, uma grata surpresa. Tivemos um feedback muito positivo dos cuppings, com clientes nos procurando. A Dulcerrado preparou cafés maravilhosos e isso também colaborou para que as pessoas conhecessem e apreciassem nossos cafés.”

Maria Thereza Mattos Couto

Para a barista, Caroline Ulhôa, a Semana Internacional do Café é uma oportunidade de conhecimento e de experimentar os melhores cafés.

“Participo da SIC há 4 anos e a cada edição tenho a oportunidade de me atualizar sobre o que há de mais moderno, sobre as pesquisas mais recentes e as tendências do segmento do café. Há 2 anos conheci o estande da Expocaccer e os cafés dos cooperados através da Dulcerrado e desde então sou cliente assídua. Venho experimentar e comprar cafés. Compro para mim e ainda levo para presentear amigos e parentes. Todos amam!”

Caroline Ulhôa

Qualidade que gera bons negócios

O departamento de Cafés Especiais da Expocaccer “Treasures”, confirmou em mais uma edição da Semana Internacional do Café a qualidade dos tesouros da Expocaccer. Sempre inovando em suas ações de promoção dos microlotes dos cooperados, além dos cuuppinngs dos cafés dos produtores, o departamento promoveu este ano o cupping “Ladies Of Expocaccer”, seu mais recente projeto que visa evidenciar os cafés produzidos por mulheres, cooperadas da Expocaccer.

De acordo com a Trader de Cafés Especiais da Expocaccer, Sandra Moraes, o espaço atraiu compradores de café nacionais e internacionais, consolidando ainda mais os números de cafés comercializados pela Expocaccer na SIC.

“A SIC tem se tornado cada vez mais importante para a origem Brasil por congregar as torrefações de cafés especiais de todos os estados e também por atrair compradores internacionais. O balanço da Semana Internacional do Café 2019 foi muito positiva para Expocaccer, pois foram 3 dias de conexão com a cadeia do café e através desta plataforma promovemos o café dos nossos cooperados e o trabalho feito na Região do Cerrado Mineiro.”

Sandra Moraes

O estande foi também uma oportunidade para negociação dos cafés, onde compradores puderam de forma transparente negociar junto aos agentes de relacionamento da Expocaccer os melhores preços e negócios do mercado.

Dulcerrado na SIC

Como nos anos anteriores, a Dulcerrado cumpriu o seu objetivo: promover e reconhecer a qualidade dos cafés dos produtores cooperados da Expocaccer garantindo a origem do produto ao consumidor.

Em um espaço aconchegante, o público da Dulcerrado participou de experiências gustativas exclusivas com a apresentação de diferentes métodos de preparo e degustação da diversidade de 12 cafés especiais dos cooperados da Expocaccer.

O destaque foi também para a participação do barista Maurício Maciel, que participou do Campeonato Brasileiro de Baristas promovido pela Semana Internacional do Café, confirmou a excelência dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela Dulcerrado. 

Concorrendo na categoria Brewers – competição de método filtrado, Maciel foi o único representante da Região do Cerrado Mineiro. Maciel fez sua apresentação com o café do produtor Wagner Ferrero, vencedor do 1° lugar do Concurso Campeões Expocaccer 2019, na categoria Natural. Outra novidade para este ano foi a parceria fechada com o Hotel Beaga Convention Expominas, que ofereceu aos seus clientes a oportunidade de degustação e venda dos cafés Dulcerrado.

“A SIC 2019 foi de extrema importância para Dulcerrado. Obtivemos um recorde de vendas no comparativo com as edições anteriores, além de termos iniciado vários contatos para fornecimentos futuros de café. Nossos baristas tiveram a oportunidade de contato com profissionais de todo o país, promovendo intercâmbio de informações e compartilhamento de melhores práticas.”

Daniel Barroso – Gerente da Dulcerrado

ASCOM – Expocaccer

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