Cooperativa promoveu uma manhã de curso sobre os principais processos que envolvem a cadeia produtiva do café

Em celebração ao mês que é comemorado o Dia Internacional da Mulheres, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado – Expocaccer realizou o Workshop Elas no Café exclusivamente para suas colaboradoras.

O curso que é tradicionalmente promovido para cooperadas, esposas, filhas e netas de cooperados aconteceu exclusivamente para colaboradoras da Expocaccer neste sábado, dia 04 de março, durante toda manhã, e reuniu 30 colaboradoras que se aprofundaram sobre o tema café: desde a história, classificação física dos grãos, análise sensorial da bebida nas metodologias COB (Classificação Oficial Brasileira) e SCA (Specialty Coffee Association).

De acordo com a Q-Grader da cooperativa, Rosângela Soares, o evento possibilitou o compartilhamento de conhecimento entre as colaboradoras de todos os setores da cooperativa, além da prática nos processos que envolvem os cafés na pós-produção. “Elas conheceram de perto a cadeia produtiva do café e suas etapas. É muito importante que elas entendam sobre o produto que a Expocaccer oferece ao mercado. Acreditamos que com colaboradoras capacitadas a cooperativa oferecerá serviços com melhor qualidade, adequados, atendendo cada vez mais as necessidades dos nossos produtores e cooperados”.

“O curso foi um presente da Expocaccer para todas colaboradoras, a pedido delas. Cada uma de nós desempenhamos atividades ligadas direta ou indiretamente ao café e sempre há uma curiosidade de saber mais sobre o produto, especialmente como acontece o trabalho na prática. Isso foi o que nos motivou a realizar o Workshop Elas no Café que se originou com as nossas cooperadas”, explica a Coordenadora de Recursos Humanos da cooperativa, Nayhara Silva.

Foram mais de 5 horas de curso e o resultado foi um sucesso entre as participantes.

“Para mim, o curso foi uma ótima oportunidade para conhecer sobre classificação e degustação, que são áreas que já tinha interesse em aprender, saber como identificar um café de qualidade e como identificar os defeitos de uma amostra, pontuando de acordo com cada metodologia”, declara a assistente de Marketing da Expocaccer, Lavínia Fernandes Gonçalves.

ASCOM Expocaccer – Por Anna Lívia Leal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma de Gestão de Consentimento by Real Cookie Banner